"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che)

domingo, 26 de setembro de 2010

Reportagem do jornal "Extra"

A primeira universidade criada por um município no estado vai abrir as portas, no segundo semestre do ano que vem, em Duque de Caxias. Cerca de três mil alunos cursarão as faculdades de Educação Física e Engenharia. Os cursos técnicos serão concentrados na área de petróleo e gás.


A Universidade Municipal de Duque de Caxias vai funcionar em convênio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Uma das metas do empreendimento, orçado em R$ 40 milhões, é suprir uma necessidade de mão de obra qualificada na área da Engenharia, até mesmo para a refinaria da Petrobras — Reduc —, que acaba trazendo profissionais de outros estados para Caxias.


Segundo o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Raslan Abbas, há uma carência enorme de engenheiros no mercado de trabalho.


— Há uma estimativa de déficit de milhares de engennheiros. De acordo com dados da Uerj, não conseguiríamos suprir essa demanda nem em 10 anos. Além disso, com a universidade, estamos querendo gerar uma oportunidade para o moradores de Caxias. Há pessoas que desistem da faculdade porque precisam ir ao Rio estudar — afirmou Abbas.


Sistema de cotas
O curso de Engenharia será voltado para a área de produção e materiais. O vestibular será feito junto com o exame da Uerj e, portanto, também será utilizado o sistema de cota.

Bom gente como alguns já devem saber, Caxias vai ganhar uma universidade, na verdade ela já axiste a algum tempo, e poucas pessoas sabem, a FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense) é uma unidadeda UERJ, inclusive é aonde eu estudo!
Mais a nossa faculdade irá se transferir para esse novo espaço da foto àcima, onde também irão ter novos cursos como foi citado na reportagem. Ta bem a questão é, foram investidos mais de 40 milhões nessa obra, e as creches? Escolas? Como ficam? Segundo o IDEB, a educação pública  de Caxias está entre as piores do estado. Querem criar Universidade Municipal, e o ensino público da cidade encontra-se um verdadeiro caos...!!
Que ironia!

Um comentário: